quarta-feira, 1 de abril de 2009

MR. MARLBORO

dedicado aos fumantes da aldeia

Quando, cambaleando, chegou em casa, a noite já se despedia. Apalpou os bolsos à procura de um, não achou. Desolado, exclamou: vício maldito! Maldito ou não, precisava de um imediatamente. Pior é que nas proximidades não encontraria nada aberto. Sem alternativas, uma idéia acendeu-lhe a mente. Transformo-me eu mesmo em um. Riscou o fósforo. Iniciou pela ponta dos dedos dos pés, ainda úmidos, mas já livres dos sapatos e meias, deixados ao longo do corredor. Teve de repetir a operação seguidas vezes. Na terceira, obteve sucesso. Começou então a tragar, consumindo-se em longas baforadas. Quando a brasa atravessou os órgãos genitais, sentiu uma estranha sensação, e gostou. Quis sentir de novo, mas já não era mais possível, a região agora era somente um rastro de cinzas.
Há tempo para tudo, pensou.
Pois não é que quando a brasa consumiu o abdome e começou a se aproximar do tórax, ele, tomado por um impulso vindo não se sabe de onde, resolveu parar de fumar e se apagou.
Tinha pavor de câncer de pulmão.

18 comentários:

Airton Sampaio disse...

Quando a gente é muito jovem, não há como se ligar em Epicuro. Com os anos e as pancadas da vida, às vezes nos lembramos (mas devíamos nos lembrar sempre) das três célebres regras de ouro do Epicurismo: 1) Se o prazer de agora embute um forte sofrimento futuro, NÃO ao prazer de agora; 2) Se o prazer de agora embute um pequeno sofrimento futuro, SIM ao prazer de agora; 3) Se o prazer de agora se equilibra com o sofrimento futuro, SIM ou NÃO ao prazer de agora.
O J. L., nesse pequeno grande conto, e sem falso moralismo, denuncia o demônio do tabagismo melhor que as inúmeras, e ineficazes, propagandas antitabagistas do governo.
Que os amigos fumantes curtam o conto e ajam, por Júpiter!, epicuristicamente...

J.L. Rocha do Nascimento disse...

É amigo Airton, foi a maneira que eu encontrei de oferecer uma contribuição, ainda que pequena, ao combate ao fumo. Livremente inspirado num amigo comum, meu e seu, de tantos outros, você sabe de quem estou falando, o que também não é segredo. Ele sabe disso.

abs,

EMERSON ARAÚJO disse...

Meu caro João, eu também sei quem é este amigo comum. Mas de qualquer maneira, ainda, me vi há 30 anos atrás. Não tive câncer de pulmão, mas amarguei tuberculose e um nódulo benigno no pulmão esquerdo, mal menor. Este conto não é um alerta, é uma mensagem sincera e trágica contra todos os fumos, todos o fumantes juntos. Parabéns, pela linguagem asséptica contra o tabagismo que um dia foi meu também. Fiz uma opção pela vida e deixei de fumar! Espero que o nosso amigo comum fique alerta e jogue o próximo cigarro na lata de lixo.

EMERSON ARAÚJO disse...

João estou precisando de ajuda. Ligue pra mim: 8858-7421

Zazá disse...

Eu já elogiei pessoalmente o conto(sim, caros internautas, tenho esse privilégio).

Eros Wilson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eros Wilson disse...

sou um poeta fumolanlante,
tem muita gente que adoraria que
eu escrevesse mais e fumasse menos

J.L. Rocha do Nascimento disse...

faça isso então poeta, escreva mais e fume menos ou não fume mais antes que leve fumo. A poesia agradece. Escrever é preciso, fumar não é preciso.

Sr Secretário da129ª disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Erlane Sousa disse...

Simplesmente bárbaro!! Porque não nos consumimos e nos deixemos consumir (o que temos de melhor) em vez de consumimos o fumo?

Sr Secretário da129ª disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sr Secretário da129ª disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Fumus boni juris!

CESAR CRUZ disse...

Continho sensacional! Realismo fantástico! Adorei e tive inveja: queria ter sido eu a escrevê-lo!

forte abraço
Cesar Cruz
cronista e contista paulistano-tupiniquim

ps. frequentarei este blog! E continuarei fugindo do monte de lixo que se acha por aí!

Anônimo disse...

Viagem... agora tu continua dizendo que (igual a Fênix) ressurge das cinzas e fuma mais um...

Eros Wilson disse...

Um legítimo corpus conti

J.L. Rocha do Nascimento disse...

Cesar Cruz,
seja bem vindo e valeu pela força!
Aprecie os outros textos.

abs,

Sr Secretário da129ª disse...
Este comentário foi removido pelo autor.